O QUE É MARKETING ESTÉTICO?
ESTÉTICA
Deriva do grego aisthésis (percepção, sensação, sensibilidade).
Na Grécia Antiga, estética compreendia um ramo filosófico que estudava a essência da beleza e as bases da arte. Para Platão, o belo correspondia a uma virtude imutável, um ideal de proporção e harmonia que levaria à perfeição. Já para Aristóteles, a ideia de beleza era algo dependente do juízo humano, e portanto poderia evoluir.
Assim como a arte encontrou várias formas de expressão ao longo das épocas, de classicismo a romantismo, de realismo a modernismo, o ideal de beleza humana também mudou. Formas de pinturas e esculturas moldavam os padrões de perfeição a serem seguidos. Atualmente, a mídia se apodera das beldades e cria as noções de venustidade que temos, bombardeando indivíduos com essas ideias quando ainda são crianças.
MINHA DEFINIÇÃO DE MARKETING ESTÉTICO
Aproveitando-se da contínua busca humana pela perfeição estética, pelos padrões veiculados em meios de comunicação em massa, cria-se um fetichismo da mercadoria, presente em produtos que visem a beleza, além dos que associam-se a imagens belas, como as bonitas mulheres que aparecem nos comerciais de cerveja.
Marketing estético seria, assim, todo tipo de marketing que veicula valores estéticos ou faz uso desses valores.
PROBLEMAS
A presença do marketing estético reforça o fascínio da sociedade contemporânea pela beleza, pondo demasiada pressão nos indivíduos que não se encaixam em certo padrão. Isso pode provocar depressão e uma recorrência cada vez maior a métodos como a cirurgia plastica estética, gastroplastia e dietas drásticas.
Apesar de, nas palavras de Vinícius de Moraes, beleza ser fundamental e de tratamentos estéticos terem a real capacidade de aumentar a qualidade de vida em alguns casos, excessos devem ser combatidos. Além disso, obsessões podem dificultar a convivência com outras pessoas e ocultar coisas mais importantes da vida.
RELAÇÃO COM A BIOQUÍMICA
A bioquímica é como o nome indica, a química da vida. Estuda moléculas importantes na estrutura dos seres vivos e na alimentação e efeito de substâncias no organismo. Para entender sua relação com marketing estético é importante a análise da conhecida frase "Você é o que você come".
A alimentação apresenta óbvia implicação em nossa aparência por ser através dela que absorvemos as substâncias que comporão nosso corpo. Assim, o estudo bioquímico é imprescindível por avaliar hábitos alimentares e suas consequências. O marketing trabalha constantemente com noções de nutrição e dietas.
Além disso, produtos estéticos só podem ser sintetizados a partir do conhecimento bioquímico.
Nas próximas postagens serão detalhadas diferentes formas de marketing estético.
É muito importante que utilizemos a internet para discutirmos assuntos como esse. Principalmente, pelo fato de que a mídia tem ganhado uma expressividade muito grande frente a opinião popular, e imposto padrões sociais. As grandes corporações e indústrias da moda e de cosméticos utilizam-se de campanhas publicitárias persuasivas, massificando e ocultando o senso crítico das mais diferentes classes sociais. O fato é que os padrões de beleza têm mudado ao longo dos anos, e conforme "a cultura e a indústria da beleza". Diz-se "padrão" o que é difícil de se obter, como o próprio corpo escultural ou sarado, obrigando ideologicamente e para aceitação do grupo social diversas pessoas que buscam seguir esses modelos.
ResponderExcluirDentre os procedimentos mais procurados estão: a lipoaspiração, cirurgia plástica, aplicação de botox (toxina botulínica) e silicone, entre outras.
O fato é que desde a maquiagem à aplicação de silicone, diversos procedimentos bioquímicos são realizados, sobretudo no que se refere à produção de substâncias com colágeno e elastina, corretores e maquiagens.
Porém, a busca pelo padrão ou pelo corpo perfeito se torna um problema de saúde pública quando procedimentos estéticos são realizados sem necessidade, de forma indiscriminada ou dialogada.
É necessário que se vistorie as propagandas e campanhas publicitárias enganosas, bem como o fortalecimento da educação familiar, fortalecendo o senso crítico individual frente à massa publicitária.
Muito interessante o tema e muito bom a forma como foi abordado nesse post. Interessante perceber o quanto a indústria midiática e a indústria estética se inter-relacionam, podendo-se até afirmar, figurativamente, que uma se alimenta da outra. De um lado a indústria do marketing e da publicidade dita os padrões de beleza e de outro lado a indústria estética, em geral, produz os produtos, os cosméticos e as roupas que encaixarão aqueles que se deixam ser tomados pelos falsos padrões idealizados, resumindo, no fim de tudo, o que realmente importa é o consumismo e lucro. Muito pertinente também, a forma como foi citada a bioquímica no texto, fazendo alusão à frase: "você é o que você come" e destacando a influência da alimentação na aparência, podendo também relacionar, posteriormente, com a ascensão propagandística dos fast-foods.
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ResponderExcluirAssuntos como os trabalhados no blog, são muito importantes na medida em que trazem à tona toda a opressão que a sociedade sofre frente à máquina da estética e a grandiosa indústria da moda, que impõe modelos de beleza cada vez mais inalcançáveis, e que acabam induzindo as pessoas a dietas perigosas e que comprometem sua saúde, aumentam os índices de transtornos alimentares, (com destaque para os idosos, que vem sofrendo mais com esse problema devido às pressões que carregam devido ao seu envelhecimento em uma sociedade que preza somente a juventude), e ainda, influenciam diretamente no aumento de diversos procedimentos como lipoaspiração, aplicação de botox (toxina botulínica), que pode causar a perda de expressão; silicone, que dentre outros muitos problemas, pode causar a rejeição do corpo, se rompe em dez por cento dos casos, e ainda tem indícios de ligação com o câncer; cirurgia plástica, etc., que, se feitos de forma errada, não planejada ou exagerada, podem prejudicar com graves sequelas a saúde e o bem-estar, e por fim, influenciam também na comercialização de indústrias de estética, que fazem produtos muitas vezes dotados de substâncias nocivas como formol, amarelo tartazina, etoxilado, fitalatos, dentre outros, que causam danos ao corpo e são muitas das vezes, cancerígenos.
ResponderExcluirFrente a isso, faz-se necessária uma maior vistoria em propagandas estéticas enganosas, mas principalmente em locais de cirurgias de estética. No que diz respeito a isso, o Brasil está dando alguns passos como o projeto de lei 4622/2012, que, na aprovação pelo Congresso Nacional, irá proibir o PMMA e o silicone líquido, visto o grande número de dores e mutilações que derivam do seu mau uso. Aguardo novas postagens.
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ResponderExcluirMuito interessante falar sobe algo tão cotidiano como o marketing e a procura pela beleza ideal. A pressão social feita principalmente às mulheres para que procurem o corpo perfeito, uma cútis impecável e o cabelo liso está fazendo as pessoas extrapolarem o limite do seu corpo. "Você é o que você come" ilustra muito a importância da alimentação no processo de construção, desenvolvimento e manutenção do indivíduo, dietas malucas para emagrecer ou aumentar os músculos, bem como os anabolizantes e suplementos podem fazer um estrago no metabolismo. O formol e outros produtos químicos usados em cosméticos são cancerígenos ou tóxicos de alguma outra forma ao organismo, mas são vendidos porque fazem parte da indústria da beleza, que transforma essa preocupação social em uma mina de dinheiro. Gostaria de saber mais sobre esse tema e as implicações bioquímicas para a saúde dessas medidas em busca do belo, isso seria uma ótima maneira de informar e conscientizar a população. Aguardo novas postagens !
ResponderExcluirBoa abordagem, aliás, esse é um tema que deve ser debatido sempre, pois é algo que todos enfrentamos diariamente e que afeta a todos democraticamente sem diferença de classes. Como citado no texto, Aristótelis via a beleza como sendo algo dependente do juízo humano, ou seja pode evoluir. Modificando um pouco esse pensamento, hoje a beleza continua sendo algo dependente do juízo humano, é logico, portanto seus padrões podem ser manipulados, e isso é feito muito bem diga-se de passagem pela mídia, que elege os padrões estéticos aceitáveis e provoca na maioria das pessoas uma falsa sensação de insegurança por não atender o que é pedido. Agora a análise é bem simples, a mídia é uma industria muito dependente da publicidade, e o seu intuito, pois visa o lucro, é de vender um produto, então criam um problema ao qual só eles tenham a solução, por exemplo: se você estiver com problemas de acne, não verá propagandas recomendando hábitos alimentares saudáveis e de higiene, elas lhe venderam um produto que talvez possa aliviar esse mal.
ResponderExcluirE assim a mídia trabalha a perfeição, sim, a serviço da industria da moda, da estética e farmacêutica. E esses tratamentos como alguns frisados em comentários acima, levam a alterações do metabolismo e das funções corporais, podendo provocar patologias graves, resultando de uma procura boba pela perfeição, incentivada pela industria do consumo.
Aguardando novas postagens.
O marketing estético é um tema cada vez mais recorrente na atualidade. A abordagem histórica feita nesta postagem, em que se menciona os conceitos de beleza de Platão e Aristóteles, é de grande valia para se avaliar quanto estes mudaram com o passar dos séculos e, mais importante, a pressão sofrida pela sociedade, especial e principalmente as mulheres, para se adaptar a esse conceito. Essa pressão, à qual as pessoas geralmente cedem, gerou uma indústria baseada no fornecimento de ferramentas para adaptar-se aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Lipoaspiração, implante de silicone, tinturas, alisamentos para cabelos e maquiagens são apenas algumas dessas ferramentas. Grande parte delas pode gerar sérias consequências para o organismo, como, no caso do silicone, o risco de rompimento, ou, até mesmo, complicações cirúrgicas. Além destes problemas, têm-se também transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, causados pela obsessão em alcançar um peso dito ideal, mesmo cada pessoa tendo seu próprio biótipo. Percebe-se, também, a relação intrínseca entre este assunto e a bioquímica, como introduzido no texto. A base da maioria desses processos e produtos está na bioquímica, como o alisamento, onde ocorre a quebra das pontes dissulfeto que ajudam a manter a estrutura da proteína dos cabelos, a alfa-queratina; os produtos químicos utilizados mantêm a nova estrutura reduzindo e oxidando alguns aminoácidos envolvidos nessas pontes. Assim, percebe-se a importância do tema marketing estético e a necessidade da discussão do mesmo, associada à bioquímica.
ResponderExcluirGostei muito do tema e do modo como foi abordado nessa postagem, haja vista é muito comum atualmente essa relação do marketing com o conceito de beleza. O excesso na busca desses estereótipos perfeitos tem se mostrado um vilão para grande parte da população. São usados para tal fim cirurgias plásticas, tratamentos diversos, exercícios físicos em excesso e uma infinidade de cosméticos. Eles prometem ajudar na ‘busca pela perfeição’ e escravizam milhões de mulheres, jovens e adolescentes todos os dias. Quando isso torna-se uma obsessão, o fim pode ser trágico. O sedutor mercado da beleza atrai, a cada dia, mais pessoas com a promessa de soluções para todo e qualquer deslize da natureza ou castigo do tempo. Além da própria satisfação, elas procuram admiração que, quando acaba, provoca uma nova procura pela reparação de suas características físicas. O processo torna-se um ciclo, uma luta incessante por padrões pré-estabelecidos. A maior parte da culpa desses excessos vem da mídia, da qual são veiculados estereótipos e corpos perfeitos, que acabam por impor esses modelos à sociedade. A anorexia e a bulimia fazem parte da lista das doenças que sofrem influência da "beleza imposta". Em ambas as patologias, o desejo de emagrecer e uma visão distorcida do corpo são características comuns. Além disso, muitos produtos quimicos usados nessas transformações, como o formol, que é muito utilizado em salões de beleza, são tóxicos e cancerigenos, afetando profundamente a saúde do indivíduo. Muito interessante também o modo como foi abordado a bioquímica no tema, fazendo alusão à frase: "você é o que você come" e mostrando a influência da alimentação na aparência. Sugiro também, que você fale mais sobre as consequências dos anabolizantes e as diversas consequências metabólicas para o corpo humano. Enfim, ansiosa pelas novas postagens, para debatermos mais sobre o tema!
ResponderExcluirO idealizado padrão de beleza sofreu diversas mudanças no decorrer da história e varia de uma cultura para a outra, de uma região para uma região. Independente de fatores regionais, culturais ou históricos, há muito mais interesse financeiro e político atrás desta ideologia do que o bem estar comum ou individual.
ResponderExcluirOs ideais pregados por uma mídia sensacionalista e que atende os interesses da classe dominante, seduz e conquista milhares de consumidores na esperança de alcançar um status socialmente aceito, por uma circunferência de cintura e quadril; tamanho de mamas e glúteos; padrões de roupas, calçados e acessórios... E as performances para atingir tais ideais, vão desde pequenas loções para uma pele mais rosada e lisa até cirurgias altamente contra-indicadas como abdominoplastia, movimentando assim recursos financeiros que aumentam cada vez mais a riqueza concentrada.
Nesse contexto, é imprescindível exposições de argumentos, como este blog, para provocar questionamentos pertinentes à indústria estética e suas derivações.